Rua Rio Grande do Norte, 75
Poços de Caldas - MG

(35)3721-8152
coopocos@coopocos.com.br

09h às 17h
Segunda à sexta

O que é uma cooperativa

Cooperativa é uma associação de pessoas que se unem, voluntariamente, para satisfazer aspirações e necessidades econômicas, sociais e culturais comuns, por meio de um empreendimento coletivo e democraticamente gerido.

A cooperativa é a extensão da atividade individual de seus associados, no coletivo, exercendo papel fundamental como instrumento de profissionalização e viabilização das atividades de seus associados.

As cooperativas baseiam-se em valores de ajuda mútua, responsabilidade, democracia, igualdade, equidade e solidariedade. Na tradição de seus fundadores, os membros das cooperativas acreditam nos valores éticos da honestidade, transparência, responsabilidade social e preocupação pelo seu semelhante.

Valores do cooperativismo

• Democracia

• Igualdade

• Equidade

• Solidariedade 

• Honestidade

• Transparência

• Responsabilidade Social: Pessoal e Mútua

• Altruísmo

Princípios do cooperativismo

Os princípios universais do cooperativismo são as linhas orientadoras através das quais as cooperativas levam os seus valores à prática

1. Adesão voluntária e livre

As cooperativas são organizações abertas a todas as pessoas, de forma livre e voluntária, aptas a utilizar os seus serviços e assumir as responsabilidades como membros, sem discriminações sociais, raciais, políticas, religiosas e de sexo.

2. Gestão democrática pelos membros

As cooperativas são organizações democráticas, controladas pelos seus membros, que participam ativamente na formulação de suas politicas e na tomada de decisões. Os associados, eleitos como representantes dos demais membros, são responsáveis perante estes. Nas cooperativas, os membros têm igual direito de voto, ou seja, cada associado, um voto.

3. Participação econômica dos membros

Os associados contribuem para a formação do capital de suas cooperativas e o controlam democraticamente. Parte desse capital é propriedade comum da cooperativa. Os membros podem receber, se houver sobras, uma remuneração limitada ao capital integralizado. Os excedentes, quando houver, são destinados a um ou mais dos seguintes objetivos: 

a) Desenvolvimento da cooperativa, eventualmente através da criação de reservas, parte das quais, pelo menos, será inpisível;

b) Retorno aos membros na proporção de suas operações com a cooperativa;

c) Apoio a outras atividades aprovadas pelos associados em Assembleia Geral.

4. Autonomia e independência

As cooperativas são organizações autônomas, de ajuda mútua, controladas pelos seus associados. Se estas firmarem acordos com outras organizações, incluindo instituições públicas ou recorrerem a capital externo, devem fazê-lo em condições que assegurem o controle democrático pelos seus membros e mantenham a autonomia da cooperativa.

5. Educação, formação e informação

As cooperativas promovem a educação e a formação de seus membros, dos representantes eleitos e dos trabalhadores, de forma que estes possam contribuir, eficazmente, para o desenvolvimento de suas cooperativas. Informam o público em geral, particularmente os jovens e os formadores de opinião, sobre a natureza e as vantagens da cooperação.

6. Intercooperação

As cooperativas servem de forma mais eficaz aos seus membros e dão mais força ao movimento cooperativo, trabalhando em conjunto, através das estruturas locais, regionais, nacionais e internacionais.

7. Interesse pela comunidade

As cooperativas trabalham para o desenvolvimento sustentado de suas comunidades através de políticas aprovadas pelos membros.